A Importância das ferraduras.

  •  As ferraduras são importantes porque ajudam a preservar o casco e aumentam a tração das patas do cavalo poupando a sola dos cascos de impactos.  Elas são colocadas por pessoas treinadas, os ferradores, e são presas aos cascos por meio de cravos, Na maioria dos casos, a necessidade de ferrageamento surge durante a doma dependendo das atividades que o cavalo vai desempenhar: trabalho, esporte, lazer, etc. Se for cavalo de corrida ou que exerça algum esporte, seus cascos precisam ser protegidos do impacto com o solo.

Seu potro deve ser examinado por um veterinário e um ferrador dentro das primeiras semanas para ver se os cascos precisam de atenção. Um cavalo jovem pode ficar sem ferraduras até que algumas atividades possam exigi-las.

Quando fazer um novo ferrageamento

Se os cascos dos cavalos crescerem muito, eles vão rachar e quebrar em pedaços causando desequilibro, por isso os cascos do cavalo devem ser aparados a cada seis semanas, porém esse período é variável de acordo com o trato, atividade que o animal exerce e o ambiente em que se encontra.

Mesmo com as ferraduras, os cascos crescem.  Então, as ferraduras precisam ser removidas, os cascos devem ser cortados e a ferradura substituída. Como falado anteriormente, o período médio é de seis semanas.  Ferraduras deixadas por longo período podem causar problemas irreversíveis.

Nos cavalos de corrida a frequência de troca de ferraduras é maior, já nos cavalos de passeio a frequência será medida pelo desgaste da ferradura. Cavalos de cavalgadas vão precisar de ferraduras sempre.  No entanto, não se deve passar mais de 45 dias sem trocar as ferraduras, pois os cascos devem estar crescidos.

Os cavalos que praticam esportes precisam de ferraduras adequadas para o tipo que praticam Ex: cavalos de corrida requerem maior agilidade e cavalos de salto requerem maior apoio. Dessa forma, a ferradura precisa ser adequada.

Um cavalo sem ferraduras tem tração suficiente para atividades de lazer. As ferraduras podem alterar a tração para atividades como salto e freio. Muita ou pouca tração pode causar lesões nas articulações, tendões e ligamentos. Seu ferrador pode ajudar a encontrar a melhor ferradura para cada atividade.

  •  Cuidados com os cascos do cavalo

O acúmulo de lama e pedras no casco pode causar uma pressão indesejável na sola e infecções bacterianas. Por isso é importante limpar diariamente os cascos de seu cavalo. É uma tarefa difícil, porém necessária.